Relato de Experiências do Clube de Simulação Osvaldo Aranha (CSOA – UFU)

Palavras-chave: Ciclo de Palestras, Minicurso, Simulações, Organizações Internacionais

Resumo

Criado por estudantes de Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) em 2014, o CSOA nasceu com a missão de promover simulações diplomáticas na universidade e, hoje, diversificou suas áreas de atuação sendo um dos mais relevantes pilares do curso na UFU. Neste texto, demonstra-se a forma como a instituição lidou com os obstáculos impostos pela pandemia da COVID-19 em 2021 e implementou novas atividades. Nesse sentido, aborda-se o eixo central de atuação do CSOA e as inovações implementadas nas simulações além da remodelação do UFUMUN, evento anual de abrangência nacional que reúnes estudantes interessados em simulações. Em seguida, mostra-se a criação de dois novos projetos criados em 2021 e com avaliação positiva por parte dos organizadores e dos participantes. O “Colóquio sobre política, segurança e organizações internacionais” foi organizado semestralmente e envolveu palestrantes de diferentes universidades do Brasil e de fora dele. O minicurso para estudantes de ensino médio recebeu apoio da Cátedra Sérgio Vieira de Mello e foi realizado no segundo semestre de 2021. Por fim, o texto pretende expor a diversidade de alternativas para que projetos de extensão sigam sendo úteis para a comunidade externa inspirando pessoas e instituições a promoverem o conhecimento científico e a pluralidade de ideias.

Biografia do Autor

Andressa Gabriela de Lima Pimenta, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia/Minas Gerais, Brasil.

Bacharelanda de Relações Internacionais na UFU, membra da Diretoria Acadêmica do CSOA e
Pesquisadora do Grupo de Estudos em Defesa e Segurança Internacional (GEDESI/UFU). E-mail: <andressapimentalmg@gmail.com >. ORCID: < https://orcid.org/0000-0001-7845-4836>.

Francielle Araújo Pains, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia/Minas Gerais, Brasil.

Bacharelanda de Relações Internacionais na UFU, Vice-Diretora Geral do CSOA e Pesquisadora no
Grupos de Estudos e Pesquisa em Direito Internacional (GEPDI/UFU), no Grupo de Estudos e Pesquisa
em Direito Internacional Crítico (DICRÍ/UFU) e no Grupo de Estudos e Pesquisas em Segurança
Internacional do IREL (GEPSI/UnB). E-mail: < francielle.pains@gmail.com>. ORCID: < https://orcid.org/0000-0002-4213-3405

Mariana Carvalho Garcia, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia/Minas Gerais, Brasil.

Bacharelanda de Relações Internacionais na UFU, membra da Diretoria Acadêmica do CSOA,
Pesquisadora no Grupo de Estudos sobre América Latina (GECL/UFU) e membra do Núcleo Estudantil
Feminista de RI (NEFRI/UFU). E-mail: < marianacgarcia2002@gmail.com >. ORCID: <https://orcid.org/0000-0001-9327-4542 >.

Tiago Amadeu Borges Diniz, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia/Minas Gerais, Brasil.

Bacharelando de Relações Internacionais na UFU, Diretor de Relações Públicas do CSOA, bolsista do Programa de Formação para Internacionalização (ProInt) da Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais da UFU (DRII/UFU) e Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Direito Internacional (GEPDI/UFU). E-mail: < tiagodiniz039@gmail.com >. ORCID: <https://orcid.org/0000-0003-0734-2807 >.

Referências

LONGHI, Magalí Teresinha; BERCHT, Magda; BEHAR, Patricia Alejandra. Reconhecimento de Estados Afetivos do Aluno em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Renote: Novas tecnologias na educação, Porto Alegre, v. 5, n. 2, dez. 2007. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/renote/article/view/14232/8148. Acesso em 20 out. 2021.

Publicado
2021-11-17
Como Citar
PIMENTA, A. G. DE L.; PAINS, F. A.; GARCIA, M. C.; DINIZ, T. A. B. Relato de Experiências do Clube de Simulação Osvaldo Aranha (CSOA – UFU). Cadernos Eletrônicos Direito Internacional sem Fronteiras, v. 3, n. 2, p. e20210214, 17 nov. 2021.